Produção de Conteúdo

Um dia desses, uma de minhas clientes entrou em contato comigo e perguntou como ela conseguiria um bom posicionamento do site dela, mas de forma orgânica.

A resposta é fácil, tendo uma boa produção de conteúdo! Ou seja, ter assuntos relevantes para o seu público alvo, que tragam conhecimento, que tragam valor!

Vamos dizer que o conhecimento e o valor, são a “alma” de uma boa produção de conteúdo, mas dentro disso existem muitas técnicas que precisam ser analisadas e pesquisadas. Adotando essas práticas será uma boa forma de você conseguir rankear seu site.

Palavras chave

A primeira delas é a pesquisa de otimização e palavras chave. Quando você quiser falar sobre um determinado assunto, é muito importante que você analise como este assunto está sendo procurado pela internet. Hoje existem algumas ferramentas gratuitas que ajudam muito nessa questão, como o Google Trends, Google Adwords Planner e o KeywordTool.

Títulos

Bom, agora que você já sabe quais são as palavras relevantes para seu assunto, é bom otimizar seu título. O título é o que faz nós acharmos o que procuramos na internet, então ele deve ser muito bem pensado e principalmente deve conter a palavra chave principal do seu assunto.

Lembrando que o Google sempre mostra os resultados mais relevantes nas buscas, tá aí por que o título é tão importante. Um título mal escrito pode não atrair tantos cliques e não é isso que queremos não é?!

Ah e se possível deve ter de 50 até 68 caracteres.

Meta Description

Sabe quando você vê um post e abaixo do título sempre tem uma frase de efeito, ou até mesmo um “resuminho” do que aquele post fala? Isso é a meta description.

Ela deve conter também a palavra chave do seu conteúdo e mais ou menos 153 caracteres.

Site acessível e de fácil navegação

Não adianta nada você ter uma ótima produção de conteúdo e falar ótimos assuntos se o seu site não ajuda!

Imagina você ter que passar por milhares de páginas até achar o assunto que você gostaria de ler? No segundo clique eu já teria desistido! rs..

Sendo assim, um site limpo e de fácil navegação é essencial!

Link Building

Ok, não queremos milhares de cliques para chegar em um determinado conteúdo, mas podemos fazer o usuário navegar pelo nosso site de forma super intuitiva. Como?

Utilizando links sobre conteúdos que tenham conexão sobre o que está sendo postado. Ou seja, links onde você acha que o usuário também irá se interessar. Este tipo de prática se chama link building, e quando navegamos dentro do mesmo domínio se chamam links internos.

Os links internos ajudam a aumentar a sua autoridade e a relevância dos seus conteúdos, bem como não deixa o internauta fugir da sua página.

Mas às vezes você precisa citar links externos, como eu fiz logo no início deste post, indicando ferramentas de pesquisa das palavras chave além de criar uma boa vizinhança pela net!

Obs: caso você não tenha percebido, a nossa palavra chave neste post é produção de conteúdo! 😉

Boa sorte!