O que é Gamificação?

Você sabe o que é Gamificação?

Trata-se de uma lógica de jogo onde a marca se comunica com o consumidor.

Você já deve ter usado algum app que usa o Gamificação como método de vendas. O Rappi é um, a cada pedido você ganha pontos e ainda pode ativar missões e obter mais vantagens.

Somos todos competitivos por natureza, mas existe muita ciência por trás disso. Um dos circuitos neurais mais famosos e estudados é o circuito da recompensa. Quando ativado ele há a liberação de dopamina, aquele hormônio que nos dá a sensação de prazer, sabe? Isso funciona com compras, com comida…

Agora, imaginem a quantidade de ações possíveis para entreter o seu consumidor e conseguir vender mais! Charadas, missões, caça ao tesouro, são infinitas possibilidades, basta ter criatividade.

E por falar em criatividade, um case de sucesso foi do site Extra que usou uma sexta-feira 13 qualquer para impulsionar a interação dos visitantes. Eles criaram uma campanha divertida, convidando todos os seus consumidores para participar de uma brincadeira.

Todos que acessavam o site, eram impactados com uma mensagem para decifrar um enigma e ganhar um cupom de desconto. Se ele acertasse de primeira, ótimo, ganhou o cupom. Mas caso errasse ele era enviado para outra página com produtos e uma outra dica do enigma.

Agora vamos analisar essa tática, ao tempo em que o consumidor erra a resposta, novas páginas de produtos eram visualizadas, diminuindo a taxa de rejeição, por exemplo e de tornar a experiência de navegação muito divertida!

Com essa brincadeira eles registraram taxa de cliques com mais de 24% e conversão de vendas de mais de 6%.

Fonte: Social Miner