Facebook – Cobrança CPC ou CPM?

Muitos já se depararam com as formas de cobrança no Facebook, se é CPC ou CPM. Para poder escolher a melhor forma para você, vamos entender cada uma.

CPC

Custo por clique – você só será cobrado quando o usuário clicar no seu anúncio. Indicado para campanhas que possuem um público grande, ou seja, quando a segmentação é ampla.

CPM

Custo por mil – a cobrança será feita a cada mil vezes que seu anúncio for exibido. Neste caso é indicado quando você já conhece seu público alvo, logo a campanha já é mais segmentada e você gastará menos usando o CPM.

Na prática:

Vamos supor que a média de preço de um anúncio com estratégia de lance de CPC é de R$0,50 (por clique) e da estratégia de lance em CPM é de R$5,00 (para cada 1.000 impressões). Digamos que desses 1000 que foram impactados, seu anúncio receba 50 cliques. Se você escolheu pagar por CPC (custo por clique) o valor será 50X R$0,50, por outro lado, pagando por CPM (custo por mil) você vai pagar R$5,00.

É muito importante entender que cada negócio é único, e não existe fórmula mágica para os anúncios darem certo, é preciso paciência e muitos testes, sendo assim, nas primeiras campanhas invista valores mais baixos e veja os resultados de qual teste foi mais assertivo.